Painel 8 - Exercícios propostos

Vamos mostrar para você alguns exercícios do tipo ENEM.

Resolva a seguir uma  lista de exercícios para o Enem , estas questões são da competência 1.

No Enem as competências avaliam a capacidade de uma pessoa para resolver situações-problema. São o conjunto de conhecimentos e aptidões para o desempenho das atividades da vida cotidiana. São operações mentais que levam à realização de tarefas. As competências são conquistadas por meio do desenvolvimento de habilidades.

Utilizar uma competência é associar conhecimentos e habilidades para a resolução de uma determinada situação.

Avaliando as competências o Enem verifica se os alunos conseguem utilizar os conteúdos aprendidos na vida escolar para a resolução de seus problemas usuais.

Conheça o que diz a primeira competência e suas habilidades e resolva 5 questões.

Competência 1: Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

HABILIDADE 1 – Reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais.

1) Os conjuntos numéricos foram surgindo à medida que certas operações aritméticas não eram fechadas dentro dos conjuntos em que eram realizadas. Assim, por exemplo, o conjunto dos números inteiros surgiu como extensão do conjunto dos números naturais. Embora a adição de dois números naturais resulte sempre em um número natural (a adição é fechada no conjunto dos números naturais), a subtração não é (a subtração de dois números naturais nem sempre resulta em um número natural). Assinale a afirmação verdadeira:

a) Os números naturais são fechados em relação à divisão.

b) Os números inteiros são fechados em relação à adição.

c) Os números inteiros são fechados em relação à divisão.

d) A adição de dois números irracionais sempre resulta em um número irracional.

e) A subtração de dois números irracionais sempre resulta em um número irracional.

GAB B

HABILIDADE 2 – Identificar padrões numéricos ou princípios de contagem

2) Na semana cultural de um colégio serão exibidas sete peças teatrais distintas, uma em cada dia. Sabe-se que três dessas peças são do gênero comédia, duas do gênero tragédia e duas do gênero drama. De quantas maneiras é possível organizar a programação teatral de forma que as peças de mesmo gênero sejam exibidas em dias consecutivos?

a) 5 040

b) 2 520

c) 120

d) 144

e) 600

GAB D

 

HABILIDADE 3 – Resolver situação-problema envolvendo conhecimentos numéricos.

3) Numa prova de matemática de duas questões, 35 alunos acertaram somente uma questão, 31 acertaram a primeira, 8 acertaram as duas e 40 erraram a segunda questão. Então, o número de alunos que fizeram essa prova foi:

a) 43

b) 48

c) 52

d) 56

e) 60

GAB E

 

HABILIDADE 4 – Avaliar a razoabilidade de um resultado numérico na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas.

4) Num laboratório foi feito um estudo sobre a evolução de uma população de vírus. Ao final de um minuto do início das observações, a população era formada por 1 elemento; ao final de 2 minutos, existiam 4 novos elementos; ao final de 3 minutos, existiam mais 4 novos elementos; e assim por diante. Nesse ritmo, o número médio de vírus no período de 1 hora foi de:

a) 117,5

b) 118

c) 118,5

d) 119

e) 237

GAB D

 

HABILIDADE 5 – Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos numéricos.

5) Uma pessoa ia gastar R$ 396,00 para comprar x caixas de um determinado produto. Ao receber o pedido de compra, a empresa fornecedora fez um desconto de R$ 8,00 no preço de cada caixa. Devido a isto, a pessoa conseguiu comprar duas caixas a mais, pagando os mesmos R$ 396,00. Pergunta-se

a) Quantas caixas do produto tal pessoa comprou?

GAB 09

b) Qual o preço inicial (sem desconto) de cada caixa do produto?

GAB 44

 

Fonte:

http://pensevestibular.com.br/enem/exercicios-para-o-enem-competencia-1