Curiosidades_Unidade 2

E você pensava que os conjuntos numéricos iam até os números reais e, quando muito aos números complexos? Ledo engano. Observe.

"Na matemática, um conjunto contável é um conjunto de mesma cardinalidade (número de elementos) de um subconjunto qualquer do conjunto dos números naturais. Um conjunto é dito incontável quando ele não é contável. O termo foi criado por Georg Cantor. Os elementos de um conjunto contável podem ser contados um por vez—mesmo que a contagem nunca termine cada elemento do conjunto será eventualmente associado com um número natural.

Alguns autores usam conjunto contável para representar um conjunto com a mesma cardinalidade do conjunto dos números naturais.1 A diferença entre as duas definições é que, considerando a primeira definição, conjuntos finitos também são considerados contáveis. A segunda definição, no entanto, estabelece que conjuntos infinitos não são contáveis. Para resolver essa ambiguidade, o termo máximo contável é usado para a primeira definição, e infinito contável para a segunda definição. O termo enumerável também pode ser usado para representar infinito contável,2 ou contável, em contraste com o termo não enumerável.3(...)"

Leia mais:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjunto_contável

Muitas outras curiosidades você encontra no site abaixo:

Diversos - Curiosidades, Humor e Desafios

A matemática é viva, intensa, mágica, agradável e provocativa. Abaixo listaremos algumas curiosidades, piadas e desafios muito interessantes. Aprender de uma forma divertida é, com certeza, muito mais fácil e significativo para todos. Os temas abaixo relacionados, com certeza, serão muito úteis para o preparo de aulas da Educação Básica ou apenas como diversão aos interessados.


Curiosidades

Vale do Paraíba (gostaria que não fosse verdade...).

Em quantos dias, por semana, você gostaria de jantar num restaurante? (Atualizado!)

Teste “maluco”

“Leitor” de Mentes

As cartelas do “Leitor de Mentes” para impressão

Matemático Russo resolve problema centenário e recusa prêmio de US$ 1 000000,

 

Leia mais:

http://magiadamatematica.com/diversoscuriosidades.html